O NOME DAS LETRAS



...letras com nomes lá dentro...































quarta-feira, 7 de julho de 2010

Germinação - Ciência a brincar com letras...



Depois de andarmos a "brincar", a experimentar e a ver sementes a germinar, vamos lá contar o que aprendemos afinal e o que achamos que é germinar...
Primeiro vamos experimentar a ler...





ENCHE A GALINHA O PAPO


Sei de uma galinha que tinha três filhos.
A galinha que tinha três filhos achou um grão de milho. Primeiro pensou:
"- Vou comê-lo."Depois pensou melhor:"Não, não vou comê-lo.Vou dá-lo aos meus filhos". Depois pensou e voltou a pensar:"Não posso dividir um grão de milho pelos três bicos. Melhor será comê-lo eu".
Ia a engolir o grão de milho, mas demorou-se ainda mais um bocadinho, a pensar:"Não está certo que coma eu o grão de milho. Vou antes dá-lo ao meu querido mais velho". E chamou o pinto mais velho.
Quando o viu, pinto pançudo, já a puxar para frango, voltou atrás com a ideia e pensou assim: "Este está quase criado. Vou antes dá-lo ao meu querido mais velho". E chamou o pinto mais velho.
Quando o viu, pinto miúdo ainda, tem-te-não-caias nas pernas voltou atrás com a ideia e pensou assim:"Este é muito novinho. Se comesse o grão de milho, podia engasgar-se. Vou antes dá-lo ao meu querido do meio". E chamou o pinto do meio.
Quando o viu, ao lado dos irmãos,pinto miúdo, mas pançudo e reboludo, voltou atrás com a ideia e pensou assim:"Se os outros dois me vêem a dar só a ele o grão de milho, são capazes de amuar. Afinal o que hei-de eu fazer ao grão de milho?"
Cansada de tanto pensar para trás e para diante, a galinha resolveu arrumar a sua preocupação, arrumando o grão de milho. Fez uma cova na terra, meteu-o lá dentro e tapou a cova. depois foi ter com os filhos.
Nunca mais se lembrou do grão de milho, guardado na terra.
Passou tempo. Choveu, fez sol, os dias correram uns atrás dos outros e os pintos deixaram de ser pintos. Transformaram-se em galinhas. Nada os distinguia da mãe, embora, para ela, continuassem a ser os seus pintainhos.
Andavam eles (ou elas...), no Verão, à cata de comida, quando, no sítio onde a galinha se tinha esquecido do grão de milho, deram com uma grande maçaroca, caída da haste de uma cana de milho. Que rica descoberta!
As quatro galinhas comeram até se fartarem. No fim do almoço, a galinha mãe dizia para as filhas:
- Acontece cada coisa... Como teria vindo aqui ter este milho todo?


Ela não sabia... E vocês sabem?





António Torrado in "Da rua do contador para a rua do ouvidor"







A germinação

"...Como teria vindo aqui ter este milho todo?...E vocês sabem?..."

Germinar - quando a semente se transforma em planta.





Ela semeou o milho.





Germinou.




A semente germina o milho sem a galinha dar por isso.



Germinar.




Sim sei, a galinha semeou o milho sem saber.





A galinha fez um buraco na terra e depois o milho germinou.



Quando a semente se transforma em planta e a planta cresce e transforma-se em maçaroca.








E agora vamos põr-nos a pensar em germinação e no que disseram os meninos numa outra lição...

A galinha desta história... "Fez uma cova na terra, meteu-o lá dentro e tapou a cova."


E um menino desta sala disse no filme vídeo sobre "O que é a semente e para que serve?"...

"Serve para cuidarmos dela e a regarmos todos os dias e apanhar Sol."

O que achas que será necessário para uma semente germinar?
Será que a galinha regou a semente (o grão de milho) todos os dias? Então como é que ele germinou? Será que uma semente necessita de água para germinar?
E se a galinha fez uma cova na terra e meteu lá o grão de milho e tapou a cova, achas que a semente necessita de "apanhar Sol" para germinar, como disse este menino? Achas que na cova tapada, entrava o Sol?

Então vamos lá investigar, quer dizer experimentar...
Põe-te a pensar, depois do que estiveste a experimentar se consegues "inventar" uma experiência com sementes que nos possa provar de que precisa a semente para conseguir germinar?




Arranja um germinador e sementes que encontres aí por casa, ou aproveita um passeio ao campo e recolhe algumas (como fizeste na aula) e pôe-te lá a pensar e a experimentar.





Depois vem aqui contar (para o ano podes mostrar o que andaste a planear, na aula que vamos dar). E não te esqueças de registar o que estiveres a observar. Se quiseres podes utilizar uma grelha construída por ti, ou usa como exemplo a que irei pôr aqui.



E não te esqueças de cultivar o teu gosto pela leitura...

Boas férias e diverte-te a brincar, ler e experimentar!...

Sem comentários:

Enviar um comentário