O NOME DAS LETRAS



...letras com nomes lá dentro...































domingo, 4 de dezembro de 2011

Maria Alberta Menéres - O livro do Natal - Plantas que gostam do Natal ou talvez nem por isso... azevinho, o pinheiro, visco, hera, rosmaninho...








Maria Alberta Menéres e o seu Livro do Natal... e uma planta que nele foi cair...



Sobre este livro


Sobre este livro, cai, festivamente, um ramo de azevinho. Alguns dos seus bagos vermelhos soltam-se e rebolam pelas páginas.
Uns voam pelo espaço fora, outros vão espreitar os campos e o mar, outros aproximam-se das lareiras acesas, outros inventam um lugar onde ficar.


Maria Alberta Menéres in O livro do Natal







O azevinho

O azevinho comum é um arbusto de crescimento muito lento, atingindo em adulto de quatro a seis metros de altura. Alguns pés chegam a formar autênticas árvores. Pode viver 100 anos ou mais.
Os frutos, que aparecem apenas nas plantas femininas, são chamados drupas.

Não são comestíveis, chegando mesmo a serem tóxicos; por isso certos animais, especialmente certas aves, ocasionalmente consomem ínfimas quantidades destes frutos por pura necessidade[carece de fontes?]. De 20 a 30 bagas podem ser mortais para um adulto. As folhas também são tóxicas.


retirado DAQUI (para saberes mais investiga tu... e diverte-te!...)


O azevinho em Portugal é uma espécie protegida. No entanto, na América e em outras regiões onde foi introduzida, é considerada uma planta invasiva.
CLICA AQUI para saberes mais sobre esta planta.




Experimenta procurar plantas de azevinho e planta-as num vaso, no quintal... cultiva o teu próprio azevinho.
Também podes tentar encontrar sementes de azevinho (existem à venda)e experimenta plantá-las, vê-las germinar, crescer... vais ver como é divertido. E podes elaborar umas grelhas e registar, quanto tempo demoram as sementes a germinar (podes pedir ajuda à tua professora ou professor...), a quantidade de folhas que vês nascer, medi-las e ver quanto tempo levam a crescer... (prepara-te pois há quem diga que com o azevinho é um processo moroso, por vezes... mas não desistas)... e podes fazer o mesmo com outras sementes de outras plantas, se preferires... o importante é que te divirtas e aprendas!...(na aula terás uma surpresa...aguarda)...

Podes oferecer algumas sementes ou azevinhos, como presente de Natal a quem quiseres e até podes ajudar uma planta que precisa de ser protegida - quer dizer que pode estar em perigo de extinção, em Portugal.








O madeiro de Natal








CLICA AQUI E ESPREITA...


Pode-se falar do madeiro, ou do toro ou do cepo do Natal, que é tudo a mesma coisa!
Em muitas aldeias do Norte de Portugal, uma boa parte da noite da Consoada se passa à volta de um tronco grosso de pinheiro ou castanheiro, de sobreiro ou azinheira ardendo em brasa.
Há aldeias onde o tronco começa a arder na véspera do dia de Natal e só acaba de arder no Dia de Reis!
É inverno e o calorzinho bom do fogo aquece as pessoas e dá-lhes uma alegria especial: as conversas e as risadas fazem com que todos se sintam mais irmãos, mais amigos uns dos outros. E essa é a intenção desta festa tradicional.
É realmente uma verdadeira festa. Os rapazes e as raparigas enfeitam os carros de bois, ou (mais recentemente) os tratores com grandes fitas de muitas cores, e lá vão à procura dos troncos mais próprios para a fogueira. No meio da maior algazarra, transportam os troncos até ao adro da igreja e pegam-lhes fogo. Quando as pessoas saem da Missa do Galo, reúnem-se à volta desta grande lareira ao ar livre, e é um nunca mais acabar de histórias e cantigas, pela noite fora.
Todos os anos se acendem os madeiros e se acende a alegria do tempo do Natal.


Maria Alberta Menéres in O livro do Natal




Queres saber mais sobre plantas do Natal... CLICA AQUI ou vai investigar e depois vem aqui contar..





O Visco

Viscum album pini é uma planta que parasita os pinheiros no centro e sul da Europa e norte da Turquia, quer dizer vive à custa deles.
CLICA AQUI para saberes mais sobre o visco e diverte-te!




















Há uma lenda diz que duas pessoas que se encontram debaixo de visco devem beijar-se para celebrar com amor a ressurreição de Balder.





O pinheiro



O pinheiro descontente


No meio da floresta, vivia um pinheirinho muito envergonhado. Queixava-se ele de que tinha umas folhas insignificantes, tão magras e aguçadas, que as outras árvores, por troça, diziam:

– Tu não tens folhas. Tens agulhas, em vez de folhas.

Isso custava-lhe muito. Magoava-o. Entristecia-o. A fada Flora, para alegrar o pinheirinho, vestiu-o, uma vez, de oiro e de prata.

Estava lindo. Sentiu-se outro. Perdeu as mágoas. Mas um ladrão, que se tinha escondido na floresta, ao ver tal fortuna em ouro e prata, roubou-lhe as folhas todas.

Ficou o pinheirinho num grande desespero. O tronco e os ramos tiritavam, despidos de folhas.

Então, a fada Flora voltou a condoer-se do pinheiro triste e nu. Fez uma nova mágica e o pinheirinho, no dia seguinte, acordou coberto de agulhas de vidro tilintante.

Assim, sim! Nada podia acontecer-lhe de mal, porque o vidro não atrai cobiça.

Só não contava com o vento, que veio a correr, para admirar de perto tal maravilha.

Desastrado como ele é sempre, abanou a pequenina árvore tanto que as folhas de vidro bateram umas nas outras. Caíram no chão e partiram-se.

Lamentou-se o pinheirinho:

– Afinal, mais me valiam as minhas antigas folhas verdes e agudas.

A fada Flora, cheia de paciência, tornou a dar-lhe o fato antigo de árvore verdadeira. Talvez ela já tivesse calculado que assim voltaria a acontecer. Talvez ela tivesse feito tudo
de propósito…

Fosse como fosse, o pinheirinho estava, finalmente, feliz.
De longe em longe, muito de longe em longe, não disfarça um curto suspiro de saudade:
– Que bem que eu ficava, vestido de ouro e prata. E que bonito, todo coberto de vidro.

Mas é um pensamento de raspão e passa-lhe depressa.

No entanto, a lenda conta que alguém, adivinhando os pensamentos do pinheirinho, resolveu enfeitá-lo com lindas bolas de vidro de todas as cores e fios de prata e de ouro a fingir.

Assim nasceu o pinheiro de Natal.


António Torrado retirado de História do dia






CLICA AQUI e investiga sobre o pinheiro de Natal... e diverte-te!...








A hera

Como é uma planta trepadeira dizem que é usada para nos relembrar que na vida, por vezes,também temos de subir e trepar. Na Alemanha, usada na parede do lado de fora da igreja dizem que protege dos relâmpagos e raios.







Continua agora tu a investigar, mais plantas que gostes e queiras aprender a gostar e a saber. E vem aqui dizer... Podes levar para a aula ou simplesmente escrever, ler...desenhar, fotografar, filmar... é preciso é fazer e aprender... e divertir-se a valer!...


E para terminar este post de plantar... descobre se no teu quintal, no do vizinho, lá pelos vasos... eu sei lá há mais plantas para ver e saber...

...CLICA AQUI e vai visitar uma floresta de encantar com plantas de aprender e nós ainda aqui viremos com mais coisas de plantar e aprender... Pega na família toda, nos amigos e vai lá espreitar... e escolhe uma planta ou mais e começa a estudar, a aprender, a plantar e a cuidar...um Natal diferente e com amor para plantar...


Por agora deixamos aqui para te entreter, já que é Natal... cuida dele como uma planta e verás como vai crescer... e feliz Natal a crescer...

Sem comentários:

Enviar um comentário