O NOME DAS LETRAS



...letras com nomes lá dentro...































terça-feira, 19 de abril de 2011

Morcegos com lengalengas que comem bichos de livros que adoram comer a LER...




MORCEGOS A LER...E BIBLIOTECAS A VER... E A LER...













BIBLIOTECA NO KANSAS





BIBLIOTECA DO PALÁCIO NACIONAL DE MAFRA







BIBLIOTECA JOANINA EM COIMBRA


CLICA AQUI E ESPREITA A BIBLIOTECA DE TORRES NOVAS


e...UMA BIBLIOTECA MÓVEL EM CAMELOS NO QUÉNIA...CLICA AQUI E ESPREITA COMO É DIVERTIDO LER...







E... UNS LIVROS QUE DUVIDAMOS SE AS TRAÇAS OS CONSEGUEM COMER... VÃO MESMO TER DE OS LER...










e UNS LIVROS QUE TÊM COISAS LÁ DENTRO... MORCEGOS... TRAÇAS... POEMAS... MENTIRAS... VOCÊS SABEM O SEU DIZER...









...E AS COISAS QUE COM ELES FOMOS FAZER...





...OS NOSSOS TRABALHOS... QUEREM VER... SÃO O NOSSO LER... LENGALENGAS QUE ERAM DE JOANINHAS E DEIXARAM DE O SER...


Morceguinho, morceguinho
quem te pintou
tanta bolinha
no vestido de morceguinha?!...

Ninguém me pintou
mas pintará.
Sim, uso vestido
todos mo darão!


Mas tenho uma árvore
para minha morada.
Tenho duas asas
de cor prateada.
A noite me alumia.
Ah! Como é bom ser um mamífero tão vadio!...











Morceguinho, morceguinho
quem te pintou
tanto pintado
no vestido bordado?...
Ninguém me pintou
nem me pintará.
Não uso vestido
ninguém mo dará,
mas vivo em grutas
e tenho duas asas.
Ah! Como é tão bom comer um bom insecto!...










Morceguinho, morceguinho
quem te pintou
tanta risquinha
no vestidinho verdinho?...
Ninguém me pintou
nem me riscará,
não uso vestido,
ninguém mo dará...

Mas tenho uma coisa:
tenho duas asas
de cor dourada.
O Sol é meu tecto.
Ah! Como é tão bom ser um mamífero que come insectos!...







Quem te pintou rosa
tanta pintinha
no vestido de rainha?
Ninguém me pintou
nem me pintará.
Não uso vestido
ninguém me pintará.
Mas tenho uma árvore para minha morada,
tenho duas asas de cor acinzentada!
O Sol é meu inimigo,
o escuro é meu amigo!
Ah! Como é tão bom ser um morcego que come um bom pêssego!...







Borboletinha, borboletinha,
tanta pinturinha,
no vestido de princesinha!
Toda a gente ajuda e usa a florzinha de gosto amarelo!...






Morceguinho, morceguinho
quem te pintou
tanta risca
no vestido de reizinho?
Ninguém me riscou
nem me vai riscar.
Não tenho vestido
ninguém mo vai dar.

Mas tenho uma gruta
para minha morada,
tenho duas asas de cor prateada.
O Sol odeio.
O escuro é meu tecto.
Ah! Como é tão bom comer um insecto!...









Morceginha, morceguinha,
quem te pintou
tanto preto no vestido de princesa?...
Ninguém me pintou,
nem me pintará.
Não uso vestido nem nunca usarei.
Mas tenho duas traças para mim
e para a minha namorada.
Tenho duas asas,
de cor prateada.
O Sol me irrita,
a gruta é o meu tecto.
Ah! Como é tão bom comer traças e insectos!...






Morcego, morceguinho,
quem te pintou
tanta risquinha
no casaco de reizinho?
Ninguém me pintou
nem me pintará.
Uso casaco,
todos mo darão.
Mas tenho uma gruta
para minha morada,
tenho duas asas de cor prateada.
O Sol não me alumia,
o céu é meu tecto.
AH! Como é tão lindo
ser um mamífero que come na biblioteca!...






Morceguinho, morceguinho
quem te pintou
tanta risquinha
no fato de padrinho?
Ninguém me riscou
nem riscará.
Não uso fato
ninguém mo dará.
Mas tenho uma gruta,
para minha morada,
tenho duas asas,
de cor amarelada.
O Sol eu odeio,
ao céu, só vou de noite
e quando está uma lua cheia.
Ah! Como é tão bom comer um insecto: NHam! nham!...





Morceguinho, morceguinho,
quem te pintou
tanta ondinha
no vestido de pretinha?
Ninguém me pintou,
nem me pintará.
Não uso vestido
ninguém mo dará.
Mas tenho um livro
para minha morada,
tenho duas asinhas amarelinhas.
A Lua me faz uma luzinha.
A gruta é o meu tecto.
Ah! Como é bom comer um insecto!...





Morceguinho, morceguinho,
quem te pintou
tanta pintinha
no vestido da avozinha?
Ninguém me pintou.
Não uso vestido,
ninguém mo dará.
Mas tenho uma biblioteca
para minha morada,
tenho duas asas
de cor prateada.
O Sol não me alumia,
o céu é meu tecto.
Ah! Como é tão bom comer insectos!...








O morcego Lasiurus seminolus é uma das muitas espécies de morcegos naturais dos Estados Unidos. Os morcegos Lasiurus seminolus vivem principalmente nas florestas, onde caçam moscas, besouros e grilos, entre outros insetos.



Algumas espécies de morcegos comem toneladas de insectos por ano. Um morcego desta espécie chega a comer 600 mosquitos por hora! Desta forma, controlam de forma rigorosa a população de insectos. Boa! E claro, os peixinhos de prata ou traças dos livros, não lhes escapam!...



E quem diria que os morcegos nos iam ajudar a LER... são tão importantes para o nosso viver que até têm um ano só para eles... e bem o merecem...

Que os morcegos continuem e voar e os livros também, com os morcegos a ajudar...






Sem comentários:

Enviar um comentário