O NOME DAS LETRAS



...letras com nomes lá dentro...































domingo, 16 de agosto de 2009

Saber ler


Ele não gosta...
O garoto entrou, decidido. Trazia um pedaço de papel e um lápis. Vinha ver se a Sara escrevia melhor do que ele, se aprendia mais do que ele.
Eram seis anos de rapazinho desembaraçado que vinham enfrentar os seis anos desenvoltos da Sara na presença dos muitos anos de experiência de uma avó cheia de truques.
Nos primeiros momentos foi um duelo entre o Super Homem e a Barbie. Depois entraram em coisas mais pessoais: A Sara já sabe escrever? Tu já sabes ler? Daí saltou-se para os livros que estavam em cima da mesa.
"Eu não gosto de livros" foi o comentário arisco do rapazinho. Do que ele gostava era de jogos de vídeo. Felizmente não disse que só gostava de metralhadoras, podia ter acontecido. A Avó puxou por um dos seus truques:"Mas tu gostas de histórias, não gostas? E as histórias vêm nos livros... Anda ver este..." E o Super Homem a desprezar."Esse eu já tenho, já vi." E os truques da avó a fazerem o cerco:"Mas eu gostava de te contar esta história. " Um braço passado pelas costas do menino, um sofá macio para se afundarem os dois. A história começou, com todos os temperos apropriados à idade. Os primeiros comentários cheiravam a Homem Aranha e outros, mas depois... foi a descoberta do texto, da história, dos desenhos, do humor...a leitura de algumas palavras. Afinal, o menino que proclamava "Não gosto de livros" já tinha folheado aquele, conhecia-lhe as páginas; só não tinha ainda acontecido o momento de tirar desse contacto o prazer que cria uma boa relação criança/livro. Quantos momentos destes deixam de acontecer por desatenção dos adultos, talvez os mesmos que se queixam de que as crianças não gostam de ler.
Acabado o pequeno livro, o menino "não gosto" foi buscar outro parecido, também já tinha olhado para ele, conhecia os desenhos, fazia comentários divertidos, chamava a atenção para pormenores da ilustração.
Estava dentro do livro e divertia-se. Estava à vontade e tirava prazer daquela conversa a quatro, ele, a Sara, o livro e a avó. Talvez não torne a dizer:"Eu não gosto de livros". Talvez seja preciso continuar o "tratamento", mas os primeiros passos estão dados.

Natércia Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário