O NOME DAS LETRAS



...letras com nomes lá dentro...































sábado, 22 de agosto de 2009

Projecto "Histórias para aprender a ler..." - Uma cartilha com Histórias de Letras...



Esta é a primeira das histórias deste projecto que pretende envolver e desenvolver o prazer de ler e ouvir ler com as histórias, os encarregados de educação, os alunos... e a aprendizagem da leitura. Todas as crianças aprendem com quem têm uma relação afectiva e este deve ser o ponto de partida para todas as aprendizagens. Em primeiro lugar devemos entender o facto de que um professor, numa situação normal, não pode competir com os pais na sua relação afectiva. Quem melhor do que os pais para ensinar a aprender? Os pais podem não ter cursos de pedagogia, mas decerto têm o mais importante: a relação afectiva. Logo é fundamental para mim aceitar e pedir a ajuda dos pais na minha tarefa de ensinar a aprender. Esta é uma das principais razões deste projecto. E claro, se reflectirmos um pouco, é fácil entendermos o porquê das histórias: Quantos de nós não recordam com alguma nostalgia, as histórias que ouvíamos ou líamos em crianças ou ainda quando pedíamos para ler repetidamente a mesma história? Os laços afectivos que estabelecemos com o livro e a leitura, ainda hoje perduram nas nossas memórias. No entanto, não devemos entender que basta lermos histórias a uma criança para ela aprender a ler. Esta aprendizagem depende de muitos outros factores, como é referido em alguns artigos que aqui irei colocar e dos quais aconselho uma leitura atenta. E relembrando sempre que em educação, como em muitos outros campos não existem "receitas". No entanto, não é difícil reconhecermos a importância do facto das crianças ouvirem ler histórias, conviverem com os livros e falarem deles e das suas histórias, relacionando-as com as suas vivências e influenciando a aprendizagem da leitura. Como exemplo, Ramiro Marques, na sua obra "Ensinar a ler, aprender a ler" refere: "Mason (1981), citado por Jensen (1985), fez uma revisão da literatura sobre o tema, indicando que a leitura de histórias simples às crianças pequenas, é mais importante para a aquisição inicial de conhecimentos sobre a leitura do que várias outras actividades literárias como a designação de gravuras e a escrita de palavras e letras. Irei tentar ser mais preciso na resposta à questão "porquê ler histórias às crianças pequenas?" Todos os investigadores aceitam que as crianças aumentam os seus conhecimentos sobre a escrita e a linguagem das histórias quando os adultos lêem ou relêem os livros com gravuras de que elas gostam mais. Jensen, num artigo publicado no número de Novembro de 1985 da revista Youg Children defende a ideia de "o conhecimento da escrita e da história parece aumentar nas crianças quando em casa: várias pessoas lêem à criança; a criança pede muitos livros para reler; a criança discute livros de histórias com outros; a criança pretende ler ou partilhar livros com o irmão mais novo" (Jensen,1985, p. 21).

Projecto "Histórias para aprender a ler..." - Uma cartilha com Histórias de Letras... Um tracinho com um chapéu de pintinha Era uma vez um tracinho assim: I
Ia a caminho da escola quando encontrou uma bolinha pintinha. Ela era tão redondinha. Parecia mesmo um pontinho. Pô-la na cabeça e ficou assim: i
Um menino príncipe que passou por ali, viu o i e disse:
- Olha a letra i.
E riu muito. - iiiiiii...
Experimenta contar de novo esta história aos teus amigos... e tenta fazer um desenho da letra i com o seu chapéu de pintinha. Se quiseres podes fazer no Paint e se necessário pede ajuda aos teus pais, amigos, professora...

Sem comentários:

Enviar um comentário