O NOME DAS LETRAS



...letras com nomes lá dentro...































domingo, 7 de abril de 2013

Medidas de comprimento - Medir o pensar ou medir a pensar...



 Novos programas de Matemática
Grandezas e medidas

Unidades de comprimento


Medir o pensar ou medir a pensar…

Põe-te a pensar!...
Imagina que não existia o metro, que não existiam medidas para medir, nem instrumentos de medida, como farias se quisesses medir por exemplo, a tua altura?

Quais seriam as possíveis dificuldades que irias encontrar?


Foram estas dificuldades que os homens tiveram de enfrentar até ao século XVIII, altura em que um grupo de matemáticos “criou” o metro (m), que como sabes, é hoje utilizado em todos os países do mundo para medir comprimentos.


Põe-te a pensar… Agora imagina que querias medir uma formiga que tinhas encontrado no teu quintal e querias comparar o seu tamanho com a tua altura, achas que o metro chegava para resolveres esta questão? Pensa naquilo que farias, como resolvias este caso…
 











Sabias que…



Podes medir um grão de pólen ou uma bactéria, repara neste cabelo muito aumentado, (na imagem) e na unidade de medida usada… O nanómetro é a unidade de nanotecnologia e corresponde a um milionésimo de milímetro… Incrível, não achas! (Imagina é como um computador inteiro que cabe apenas numa célula, mais pequena que a espessura do teu cabelo! Isso é uma nova ciência, a nanotecnologia que já está a revolucionar o mundo)…








Põe-te a pensar Para que servem afinal os submúltiplos do metro?... Regista a tua opinião. Agora pega no teu manual de matemática, vai ao índice  e procura o tema que estamos a estudar… verifica com atenção os vários subtemas: grandezas e medidas; medidas de comprimento… e compara com aquilo que escreveste… Acrescenta se verificares que falta alguma coisa ou retira e reescreve se necessário de modo a ficar correto. Depois lê a tua opinião à turma em geral e organizem um debate registando as diferentes opiniões e os seus prós e contras…



 aqui




Põe-te a pensar… Agora, põe-te a imaginar que querias medir a distância do sítio onde estás até à tua praia preferida… Poderias utilizar como unidade de medida o metro? Achas que seria uma boa opção para resolveres o caso ou consegues imaginar outra solução melhor? Qual?... Regista já o que pensaste e até podes escrever uma história sobre aquilo que estás a imaginar…



 










Agora que já decidiste o que fazer… repara na imagem abaixo…



 






Põe-te a pensar Para que servem afinal os múltiplos do metro?... Faz aquilo que fizeste atrás para os submúltiplos do metro, como descrevi em cima… Não pares de investigar… Elabora tabelas com as tuas conclusões e regista-as no teu “Magalhães”…  Tenta descobrir alguns “padrões” e “regularidades” nestas medidas e conta-nos o que descobriste…


AQUI FOTO










Nota para te divertires – Para entenderes melhor o tamanho de um quilómetro, experimenta pôr-te a andar, num passeio com a tua família durante dez a quinze minutos. Terás percorrido aproximadamente a distância de um quilómetro.






aqui

E aqui mais uns quilómetros...

E aqui mais um passeio...





Sabias que…

Em 1799, o metro padrão passou a ser igual à distância entre duas linhas paralelas existentes num protótipo de platina, depositado nos Arquivos em  França. 

CLICA AQUI para descobrires mais sobre este assunto...

Já em 1983,foi adotado outro padrão para se definir o metro. Desta vez a referência foi a velocidade de propagação da luz. Um metro ficou estipulado como sendo uma parte da distância percorrida pela luz em 1 segundo. Mais exatamente: 1 metro = 1/300.000.000 dessa distância.






Curiosidade: A luz do Sol leva aproximadamente oito minutos a chegar à Terra. Quer dizer que a luz que te ilumina neste momento, já partiu do Sol há oito minutos… Incrível, não!


Experimenta viajar aqui à velocidade da luz, é só CLICAR...


E aqui mais velocidade da luz... os relâmpagos... e a matemática...









Tentando entender o “tamanho” das coisas


A escala do Universo, aqui para veres com os teus olhos...


"Porque eu sou do tamanho do que vejo 
e não, do tamanho da minha altura..."


Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no Universo...
Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer
Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não, do tamanho da minha altura...
Nas cidades a vida é mais pequena
Que aqui na minha casa no cimo deste outeiro.

Na cidade as grandes casas fecham a vista à chave,
Escondem o horizonte, empurram o nosso olhar para longe de todo o céu,
Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que os nossos olhos nos podem dar,
E tornam-nos pobres porque a nossa única riqueza é ver.
                                                                               Alberto Caeiro in O guardador de rebanhos








Quando fazes cálculos envolvendo unidades de medida, deves já ter uma ideia das observações seguintes, de modo a que possas verificar os resultados dos teus cálculos. Certamente, poderás dizer que já conheces bem algumas… Ora lê e confirma; a parte relativa às medidas de comprimento…





1 m é ligeiramente maior do que um passo de um ser humano adulto.
 




1 cm é mais ou menos a cabeça do dedo de um ser humano adulto.
 

1 Km é mais ou menos a distância que um ser humano pode percorrer em 10 a 15 minutos.



1000 km são mais ou menos a distância que um carro  conduzido a uma velocidade normal, percorre num dia.





Em relação às medidas de área…confirma…



As casas normais que habitamos ocupam normalmente, entre 100 a 200 m2 de área.

Um edifício típico numa cidade, ocupa normalmente entre 400 a 600 m2 de área.
 


A área envolvente das ruas normais das cidades, ou seja o quarteirão vizinho ocupa aproximadamente um hectare.



Os selos postais normalmente medem 2 cm de lado, por isso ocupam uma área de 4 cm2.
 


Portugal ocupa aproximadamente uma área de 92 212 km2.
 


A Espanha, o nosso país vizinho ocupa uma área aproximada de 504 030 km2

 















Quanto mede um pé? Qual o tamanho de um pé?


Era uma vez um rei e a sua mulher, a rainha.
Eles eram muito felizes pois tinham tudo no mundo.
No entanto, o aniversário da rainha aproximava-se e o rei tinha um problema…
O que é que ele iria oferecer a alguém que tinha tudo?

O rei pensou e pensou e pensou…
Ate que… de repente, teve uma ideia!
ELE IA OFERECER À RAINHA UMA CAMA.

A rainha não tinha uma cama porque naquele tempo ainda não tinham inventado as camas.
Então até alguém que tinha tudo, não tinha uma cama.


O rei chamou o primeiro -ministro e pediu-lhe por favor para mandar fazer uma cama.
O primeiro-ministro chamou o carpinteiro real para lhe pedir por favor para fazer uma cama.
O carpinteiro real chamou o aprendiz e ordenou-lhe que fizesse uma cama.
Como iria ele fazer para descobrir o tamanho da cama?...
                     Rolf Myller in “How big is a foot?”



 aqui






Fazer camas

 
O rei na história “Quanto mede um pé?” ordena ao aprendiz que faça uma cama com três pés (do rei) de comprimento. Mas o aprendiz usa o seu pé como medida para medir a cama. Quando termina a cama, ela tem o tamanho errado. Porquê? Vamos medir e tentar descobrir.


Forma grupos com os teus colegas. Cada pessoa do grupo deve fazer o seguinte:

- Traçar com um lápis de carvão, o seu pé numa folha de papel
- Recortar pelo traço cuidadosamente
- Fazer oito cópias da sua “pegada”
- Colocar cada “pegada” bem juntinha no chão, de forma “construir”os lados de uma cama com seis “pegadas” ou “pés” de comprimento e com três “pegadas” ou “pés” de largura.
- Escrever em cada “pegada” o nome do seu dono

1 – As camas são todas do mesmo tamanho? Porquê?
2 – A quem pertencem as “pegadas” que fizeram uma cama maior? Observas algum pormenor importante sobre essas “pegadas”?
3- A quem pertencem as “pegadas” que fizeram a cama menor? Observas algum pormenor importante sobre essas “pegadas”?
4 – Alguma das camas é muito pequena para alguns dos teus colegas?
5 – Põe-te a pensar… Porque é que terão inventado a régua?
6 – No prefácio do livro o autor dedica-o:
“Ao maravilhoso sistema métrico sem o qual, este livro não teria sido possível.”
O que pensas que o autor quer dizer com esta afirmação.


E agora podes divertir-te a medir com a fita métrica ou a régua o comprimento do teu pé e o dos teus amigos. Depois elabora um gráfico numa folha com as respetivas medidas e analisa-o, inventando questões sobre o mesmo. Na aula partilha com os teus colegas. Podes elaborar o gráfico no teu "Magalhães"...






Põe-te a pensar...


No texto que se segue, as unidades de medida comprimento que se indicam não são as mais adequadas. Reescreve o texto, substituindo essas unidades por outras mais adequadas e fazendo as reduções necessárias.




O recreio da minha escola é muito grande. Tem 85 000 mm de comprimento e 0,045 de largura.

aqui




A Lívia mede um metro e meio e a tia mede um metro e sessenta e três centímetros.
Quantos centímetros faltam à Lívia para atingir a altura da tia?  




A área total coberta pelo rotor da maior turbina eólica do mundo alcançará 18.600 metros quadrados, equivalente a quase 2,5 campos de futebol. [Imagem: Siemens]














AQUI... o que é isto?








Experimenta medir a altura do teu colega de carteira e a tua com a fita métrica. Regista as medidas. Calcula a diferença entre as duas alturas e verifica quem é o mais alto.




aqui
E continua a investigar... sem utilizares a régua, diz qual é o comprimento aproximado por estimativa do teu lápis. Regista. Agora pega na régua e mede o lápis. A tua estimativa estava próxima ou longe do comprimento exato indicada pela régua?...
Faz o mesmo com o teu manual de matemática e com os objetos que escolheres. Pratica e diverte-te!












Qual das unidades (m, cm ou mm) falta em cada espaço?

O Joaquim demorou um minuto para correr 150 __________.
Um pinheiro tem cerca de 6_______ de altura.
A professora tem 157________ de altura.
A moeda tem 2_______ de espessura.


AQUI


A Raquel afirmou que um dos quatro comprimentos que se seguem era aproximadamente 15 cm. A que comprimento se referia ela?


- largura da sala de aula;
- espessura de uma moeda;
- comprimento de um lápis;
- altura de um prédio;

AQUI








Completa corretamente os espaços, utilizando algarismos:

treze metros e cinco decímetros___________________
treze metros e meio______________
dezoito metros e quinze milímetros______________  
cinco decímetros e sete centímetros______________
 dezoito centímetros e nove milímetros_____________



Cool Bicycle IdeaAQUI



   Na volta a Portugal em bicicleta, os ciclistas têm de percorrer 1324 Km em três etapas.

- Na 1ª etapa, percorrem 0,2 do percurso;
- Na 2ªa etapa, percorrem 0,7 do percurso;
- na 3ª e última etapa, percorrem a distância que restava.

Quantos metros percorrem os ciclistas na ùltima etapa?


 aqui


  O João e o Diogo foram cada um no seu carro desde o norte de Portugal até Lisboa percorrendo uma distância aproximada de 320 Km.

O João parou quando já tinha percorrido 0,7 da distância total.

O Diogo Parou quando faltavam 65 Km para chegar a Lisboa.

Quem parou mais perto de Lisboa?




 Foto aqui

Observa a figura e descobre...
Quem é mais alto?...




O Manuel foi da sua casa, até à casa da avó, a pé. A casa da avó fica a 2 km de distância da casa do Manuel. Depois de ter andado 253 metros, encontrou a prima que o levou no seu automóvel a casa da avó.

Qual foi a distância que o Manuel percorreu de carro?




CLICA AQUI e diverte-te a investigar e verificar ao teu estilo!... As medidas de comprimento, retiradas do site do Gave...

 







E aqui experimenta como se mede o Universo...



 AQUI






Põe-te a Pensar...

E se pegasses numa fita métrica e tivesses de medir o tamanho do amor que tens pela  tua mãe ou pelo teu pai ou pelo teu ou tua melhor amiga?... Qual achas que seria a distância, a medida, o comprimento, o tamanho, a largura, a área...?... 

E agora só aqui para nós que ninguém nos ouve, achas que tudo pode ser medido?... Será que existe um instrumento de medida para tudo na vida?... Põe-te a pensar!...(como seria?)... (...é realmente necessário medir tudo, na vida?...)
 









Nem tudo o que conta pode ser contado, e nem tudo o que pode ser contado conta...






Que metro mede uma grande alegria?
Em que poço cabe um profundo desgosto?
Como saber a temperatura de um amor ardente?
A que altura voa o pensamento?

Medidas in  A Cavalo do Tempo, Luisa Ducla Soares






Mãe

MÃE,
para ti pintei o o Sol
com uma cara, a rir.
MÃE,
para ti colhi a rosa
de pétalas de perfume.
MÃE,
para ti guardei a concha
que traz a voz do mar.
MÃE,
para ti fiz uma estrela
com a prata do chocolate.
MÃE,
há uma régua para medir
o quanto gosto de ti?


Poema de Luisa Ducla Soares in  " O Livro das Datas"



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