O NOME DAS LETRAS



...letras com nomes lá dentro...































sábado, 30 de março de 2013

Darwin - A viagem da vida... o mapa do futuro...











Darwin online AQUI
Map of the Beagle voyage

 

História Universal

 No princípio a Terra era um completo desastre, torná-la habitável foi uma bela trabalheira. Para passar os rios não havia pontes. Não havia caminhos para subir aos montes. Querias sentar-te? Nem sombra de banco. Caías de sono? Não existia cama. Para não ferir os pés, nem sapatos, nem botas. Se visses mal não tinhas óculos. Para fazer uma partida de futebol, não havia bolas.  Faltava a panela e o lume para cozer o esparguete e, vendo bem, até faltava o esparguete. Não havia nada de nada. Zero vezes zero, e era tudo. Existiam apenas os homens com dois braços para trabalhar, e assim se pode remediar as faltas maiores. Mas ainda continua muito por fazer: toca a arregaçar as mangas e mãos à obra!

                                                         
Gianni Rodari in Novas histórias ao telefone








                                                                                Alvin Toffler









"...Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças..."
      Charles Darwin - 1859


 Alvin Toffler -1970








                                     Charles Darwin



"...O assunto mais importante do mundo pode ser simplificado até ao ponto em que todos possam apreciá-lo e compreendê-lo. Isso é - ou deveria ser - a mais elevada forma de arte..."
                                                        (Charles Darwin)











Charles Darwins Diaryo diário de Darwin aqui....




O diário de Darwin


 "...Aquela paixão por colecionar, que leva um homem a tornar-se um naturalista sistemático, um perito do conhecimento ou um avarento, era muito forte em mim e claramente inata..."

Com oito anos Darwin é enviado para uma escola dirigida por um "pastor" religioso da Unitarian...

"...Na altura em que fui enviado para aquela escola o meu gosto por história natural e em especial por colecionar espécimes, já estava bem desenvolvido. Tentei entender e distinguir os nomes das plantas e colecionava todo o género de coisas, conchas, selos... moedas e minerais."

Dos nove aos dezasseis anos Darwin frequenta a escola interna...

"Nada poderia ter sido pior para o desenvolvimento da minha mente do que a escola do dr, Butler, pois era rigorosamente clássica, nada mais era ensinado a não ser um pouco de geografia antiga e de história. Esta escola como meio de educação para mim foi como uma página em branco... e acredito que era considerado pelo meu mestre e pelos meus colegas... como um rapaz vulgar


"...o meu irmão trabalhava arduamente em química e fez um laboratório de experiências na arrecadação do jardim, com todos os apetrechos necessários, e eu fui autorizado a ajudá-lo. Era o seu ajudante... o assunto era do meu maior interesse e era habitual trabalharmos até tarde à noite. Esta foi certamente, a melhor parte da minha educação na escola, porque me mostrou de uma forma prática, o significado do trabalho experimental. O facto de trabalharmos em química soube-se de alguma forma na escola... e a minha alcunha era o "Gas"..."


aqui na Gulbenkian


Clica Aqui e descobre mais umas coisas, agora em português sobre este grande investigador Charles Darwin...



Charles Darwin's beetles collection


A coleção de besouros de Darwin... aqui...





E uma visita virtual à exposição sobre os 200 anos de Darwin, CLICA e diverte-te!...





E Aqui espreita a evolução e a sua história, como se tivesses dez anos... e diverte-te...


aqui





E AQUI mais umas coisas interessantes para ti....





"Vivemos numa sociedade estranhamente dependente da ciência e da tecnologia, na qual dificilmente alguém sabe alguma coisa sobre ciência e tecnologia."
                                                                                                                                  Carl Sagan

aqui




AQUI  - Ensino experimental de Ciências - uma ideia brilhante que acabou por ser "esquecida" pois estas investigações não saem em exames com respostas, mas são feitas de perguntas, de questões, de investigações e põem todos a perguntar... e o tempo nos programas, está a faltar... é tudo à velocidade da luz, até os testes, as fichas, temos de "correr", "correr" ou não chegamos às "metas", não é?...O nome veio mesmo a calhar... e o tempo para investigar... bem lá terá de ser à velocidade da luz, pois investigar é sempre a andar, nem se pode parar para pensar, para refletir, para "discutir" e partilhar... onde está o tempo? Bem, naturalmente só a mim é que está a faltar...







Henriqueta, a tartaruga de Darwin


"...Charles Darwin, como o próprio me contou um dia, nasceu numa família com posses e era neto de um médico chamado Erasmus Darwin, que, além de exercer o seu ofício amava os prazeres da vida e tinha ideias muito avançadas sobre o que teria sido a evolução das espécies à superfície da Terra. Charles nasceu a 12 de fevereiro de 1809 e teve uma infância feliz, mimado pelos pais e pelas irmãs mais velhas. esse ambiente de harmonia e felicidade  foi bruscamente interrompido quando a mãe adoeceu e partiu, deixando a família numa profunda tristeza. Até ao fim da vida, ele recordou a mãe sempre com grande saudade.
     - O meu nome familiar era "Bobby", alcunha terna de que eu muito gostava. À medida que fui crescendo, comecei a ter mais tempo e liberdade para estar em contacto com a natureza, que sempre foi a minha grande mestra e talvez a minha maior amiga.
     - foi assim que Charles Darwin me falou da sua infância, numa das muitas confidências que me fez, durante o longo período em que o Beagle, um navio de três mastros, com cerca de 30 metros de comprimento e uma tripulação de 74 homens, passou na longínqua região do mundo onde eu vivia.
     Na infância e na adolescência, para além da natureza, o maior amigo de Darwin foi o seu irmão mais velho, Erasmus,  que partilhava com ele uma verdadeira paixão pela química e pelas experiências e descobertas que ela lhe permitia fazer.
     Quando o irmão foi para a Universidade de Cambridge estudar medicina, Charles sentiu-se só e descobriu outra paixão: a da caça.
     - Hoje sinto vergonha quando falo dessa paixão juvenil, - confessou-me ele - porque sou forçado a pensar nos muitos animais que matei só por prazer, talvez por estar zangado com o mundo e por não ter ainda encontrado um rumo para a minha vida.
     O pai, para que se mantivesse a tradição familiar, mandou-o também estudar medicina, mas Charles depressa percebeu que essa não era a sua vocação nem seria o seu destino. Segundo me disse, um dos momentos mais difíceis da sua vida foi aquele em que confessou ao pai que queria abandonar o curso, pois estava mais interessado em biologia e geologia.
     - Foi então que o meu pai tomou a decisão de me mandar estudar teologia, para eu me tornar sacerdote protestante, poder casar e ter uma vida equilibrada e pacata e não a de boémio, sempre repartido entre noitadas e longas caçadas.
     Embora contrariado, Charles Darwin, para não sujeitar o pai a ainda maiores contrariedades, concluiu os estudos teológicos com êxito, mas dedicou a maior parte do seu tempo a aprofundar os estudos de botãnica e de história natural, pois era essa a sua verdadeira vocação.
     Embora soubesse bastante sobre o antigo e o velho testamento e sobre a história da reforma, nessa altura o que mais lhe interessava era, imagine-se, a vida dos besouros!
     - Até que um dia - contou.-me ele - recebi uma carta que iria mudar a minha vida. Foi-me mandada por um dos meus tutores na universidade, que me transmitia um convite de um membro do almirantado, uma pessoa muito influente, para acompanhar um tal capitão FitzRoy numa viagem à volta do mundo no navio Beagle. A missão dessa equipa era elaborar o mapa pormenorizado de extensas áreas da costa sul-americana. .... e o Beagle partiu rumo às ilhas Canárias nos últimos dias de dezembro de 1831.












imagem aqui

E o livro que lemos na aula... recordaste... o escritor José Jorge Letria....






















Darwin03aqui imagem do livro





E uma aventura com piratas e cientistas, Darwin também lá está! Ou não fosse uma aventura!















Sem comentários:

Enviar um comentário