O NOME DAS LETRAS



...letras com nomes lá dentro...































domingo, 8 de janeiro de 2012

"Perguntas a saltar com pés na cabeça..." - Projeto Ciência "com tudo" Ensino Experimental, literatura infantil ou algo para ler e um querer pensar...





O que é, que é, que anda com os pés na cabeça?
R: As Perguntas...










Luísa Ducla Soares






PERGUNTAS





A planta do pé dá flores?





A barriga da perna pode ter apendicite?





As cabeças dos dedos pensam?





As maçãs do rosto devem proteger-se com inseticida?




As asas do nariz voam?




O céu da boca tem estrelas?




As raízes dos cabelos devem ser regadas de manhã ou à noite?...






Luísa Ducla Soares in "A gata Tareca e outros poemas levados da breca"


...porque há perguntas assim, perguntas divertidas e que fazem o pino na cabeça... que estão lá sempre à espera, mesmo que a resposta não pareça, perguntas que fazem cócegas na imaginação...



...e porque há grandes questões, tão grandes que o seu tamanho não cabe em cem camiões... cujas respostas se escondem pelo coração... que precisam de espaço, talvez caibam no céu,talvez as levem as asas de um avião... tão leves, na sua questão...








CLICA e DESCOBRE A GRANDE QUESTÃO...







Wolf Erlbruch









E porque há perguntas às cores, verdes... e perguntas que se pegam e não largam a nossa imaginação... perguntas curiosas, que cheiram a mexericos e conversas de comadres... perguntas às quais ninguém consegue resistir...














Glenn Murphy




E porque há perguntas que deixam passar o tempo... são perguntas passatempo... e que passam por nós sempre a tempo... são perguntas que precisam de tempo... gostam de investigar, bisbilhotar, segredar, interrogar, duvidar... e gostam de ficar penduradas na cabeça a balouçar...












"Escreve uma carta ao autor do livro "Porque é que o ranho é verde?" (Glenn Murphy) em que lhe colocas dez perguntas sobre ciência para as quais não encontraste ainda resposta e o tentas convencer porque é que gostavas que ele esclarecesse as tuas dúvidas."

retirado de Revista Visão Júnior nº 91 dezembro de 2011 - Passatempo "Tu podes ganhar!"





E de todas as cartas escritas pela turma, que ficaram excelentes. Estão todos de parabéns!... A pergunta mais "perguntada" foi...



Como é que o mundo nasceu?
Quem criou o mundo?
De onde é que a Terra veio?
Quem inventou os planetas?
Quem inventou o mundo?
Como é que a Terra nasceu?






... e mais perguntas...


Porque é que o espaço é infinito?
Qual é a maior estrela do Universo?
De que é feita a Terra?
Como é que as estrelas nascem no céu?
Quantos planetas existem no Universo?
De que é feito o espaço?
Quem é que lança as estrelas cadentes?
Como é que nasceu o Sol?
Existem extraterrestres?




Como é que um leucócito consegue apanhar as bactérias que nos fazem mal?


Quem inventou os números?


Porque é que os cabelos são finos?


Há girafas com padrões de manchas diferentes?


E se no futuro haverá alimentos que curem as doenças do mundo?


Qual foi o primeiro Homem que nasceu no mundo?


Como é que conseguiu trabalhar no Museu de Londres?









E algumas das nossas cartas...



Torres Vedras, 14 de dezembro de 2011



Senhor Glenn Murphy, eu chamo-me Mariana e queria saber como é que o mundo nasceu e porque é que o espaço é preto e no mundo o céu é azul?

Mas porque é que existem doenças e onde arranjam ouro?
Porque é que as pessoas existem e como apareceu o estômago?

beijinhos da Mariana e bom Natal

















Torres Vedras, 14 de dezembro de 2011

Ex.mo sr. Glenn Murphy:

Chamo-me Rafael, tenho oito anos e ando na escola. Gostava que respondesse às perguntas que eu lhe vou perguntar.
Como é que os dinossauros apareceram? Eu queria que respondesse a esta pergunta porque se soubermos como é que os dinossauros apareceram, sabemos como é que os humanos apareceram.
Quem é que inventa os robôs?
Eu queria que respondesse a esta pergunta, porque gosto muito de robôs.
Cumprimentos e veja lá se me faz o favor de arranjar um bilhete de avião, para ir aí, ao seu museu, aprender coisas sobre ciência.

















Torres Vedras, 14 de dezembro de 2011


Ex.mo sr. Glenn Murphy:

Quantos planetas existem no universo? Eu gostava de saber isto, porque gosto de coisas que nunca vi.
Quantas árvores existem na Amazónia? Eu gosto da Amazónia, porque é a maior floresta do mundo.

Um beijinho do Pedro e muitos presentes para si. Adorava ir aí, ao museu, brincar e divertir-me! Ah! Já me esquecia, vivo em Portugal e tenha muitos cumprimentos e que responda a todas as perguntas que receber e venha cá brincar a Torres Vedras, em Tróia e no Catefica.















Torres Vedras, 14 de dezembro de 2011


Ex.mo sr. Glenn Murphy:

Sabe responder-me às seguintes perguntas: De onde é que a Terra veio?
Como é que um leucócito consegue apanhar as bactérias que nos fazem mal?

Obrigado por tentar e já agora eu sou o Dinis, tenho oito anos, estou na escola, no terceiro ano.

Espero que tenha um bom Natal, aqui onde eu estou, em Portugal!...




















Torres Vedras, 14 de dezembro de 2011

Ex.mo senhor Glenn Murphy, eu queria que o senhor me respondesse à pergunta que é:
Quem é que inventou o mundo?!...
Porque eu sou curiosa e sei que alguém inventou o mundo, desde os cinco anos.


Adeus, tenho muito prazer em que me responda à minha pergunta. Ando na escola, no terceiro ano e feliz Natal para si e muitos beijinhos!...



















Torres Vedras, 14 de dezembro de 2011


Ex.mo sr. Glenn Murphy:

Como é que a Terra nasceu?
E porque é que os cabelos são finos?
Responda-me porque sou curiosa e nunca ninguém conseguiu responder às minhas perguntas!
Também queria saber porque é que o mar é azul! Espero que me consiga responder. Adeus e um feliz Natal. Cumprimentos da Maria e obrigado.
Vivo em Torres Vedras, num país chamado Portugal. tenho oito anos e quero muito ir visitá-lo e também ao seu museu. Espero que tenha muitos presentes debaixo da árvore de Natal e que tenha muito amor em família. Muito obrigado por tentar responder às minhas perguntas!...







cabelo ao microscópio






E porque há perguntas como as nossas que acabaram de ler... a saltar com os pés na cabeça... quem as consegue apanhar? Por onde andarão as respostas que lhes havemos de dar?...
As respostas não importam, o que é bom é perguntar... é tão bom poder pensar e ter a quem perguntar... e descobrir que as respostas somos nós que as temos de procurar... andam por aí a pular, e acabam por estar, exatamente no lugar onde as perguntas
andam a saltar com os pés... na cabeça...


Perguntas são coisas para perguntar... e saber que alguém nos ouve e de nós quer saber... e se encontrarem algumas orelhas moucas, continuem a perguntar, perguntem ao imaginar, ao sonhar... leiam, ponham-se a investigar mas não parem de perguntar...

Agora vamos investigar e continuar a perguntar...na aula, em casa, onde quiserem http://www.blogger.com/img/blank.gifprocurar...








É só CLICAR...







E não tenhas medo de te enganar... continua a perguntar e a investigar...


...

...


...


...

...À PARTE ...só mais uma pergunta, já que estamos a perguntar...


..."Fiquei a imaginar o que vai acontecer... quando na escola, os seus olhinhos curiosos forem subtraídos do fascínio das coisas do mundo que a cerca, e forem obrigados a seguir aquilo a que os programas obrigam. Será possível aprender sem que os olhos estejam fascinados pelo objeto misterioso que os desafia?..."




Rubem Alves in "O desejo de ensinar e a arte de aprender"
















Sem comentários:

Enviar um comentário