O NOME DAS LETRAS



...letras com nomes lá dentro...































domingo, 27 de fevereiro de 2011

COMILANÇA - Fernando Vilela (na floresta amazónica)












LivroClip de Comilança







Quem come quem?...
A floresta amazónica e o rio Amazonas... que inspiraram o livro...





A Vida... Clica!


E uma LENDA da Amazónia... sobre um menino...

CURUPIRA




Na aula vais poder Ler este falar... e até te vais mascarar... e participar num desfile... uma floresta a andar...




E uns papagaios que irás investigar e que andaste a pintar...




E ainda por aqui vais ver uns trabalhos a aparecer e umas perguntas para praticares o teu pensar... e aprenderes a LER e a escrever...



E um procurar mais lendas de encantar sobre uma floresta que se pôs a andar e sobre um rio que não pára de correr.... e nos vai pôr a LER...




Uma selva... no meio de um Carnaval...em Torres Vedras... uma cidade na selva...





















Bem lá dentro da Floresta Amazônica, onde as árvores são tão altas que chegam nas
nuvens e as folhas da mata são tão grandes que poderíamos morar embaixo delas, vivia uma cobra gigante chamada Cobra Gil. Quando caía a noite, os insetos faziam tanto barulho que Cobra Gil acordava. Saía de seu buraco-casa, espichava todo o corpo e dava um bocejo tão comprido, soltando um som tão grosso, que todos os bichos ficavam quietinhos de medo. Até a onça se encolhia em sua toca, apavorada. E Cobra Gil, cansada de dormir, saía para dar seu rotineiro passeio noturno.

Quando os bichos percebiam que era Cobra Gil - a maior da floresta - que estava saindo para nadar, pediam para subir nas suas costas. Então ela nadava rio acima parecendo um trem, pois carregava pássaros, macacos, tucanos, sapos, besouros, cigarras, formigas e lagartos. Na cabeça iam os vaga-lumes iluminando o caminho. Os jacarés e os pescadores, quando viam aquele monstro com a cabeça iluminada e o corpo que piava, gritava, zumbia e coachava, diziam:

- Fujam! Fujam todos! Vem chegando o trem da assombração com a cabeça de fogo!


Fernando Vilela in "A cobra grande"








...uma floresta e um rio... um paraíso em biodiversidade...

O que é isso?... tens de ser tu a descobrir... e diverte-te a brincar ao carnaval e a explorar e investigar...



FICHA TREINO CARNAVAL









A floresta amazónica


Trailer





Lê com atenção e verifica as tuas dúvidas. Tenta tirá-las na aula ou procura tu mesmo a resposta nos teus apontamentos do caderno ou do livro.

Lê as perguntas com muita atenção e responde.

1- Escreve os números por extenso :

59 - _______________________________________________

260 - ______________________________________________

642 - ______________________________________________

815 - ______________________________________________

2 - Decompõe os números :

347 = ______________________________________________

450 = ______________________________________________

946 = ______________________________________________

3 – Ordena os números por ordem decrescente :


34 200 21 700 809






5 – Rodeia os números pares a vermelho e os números ímpares a azul .

345 95 40 209 14 1046



6 – Completa a sequência .




670 - 700 - _________ - ________ - _________

7 – Liga correctamente .

uma dezena



12

meia dúzia



100

uma centena



6

um milhar



1000

uma dúzia



10

Problemas

Põe-te a pensar… mas primeiro lê com muita atenção… e não esqueças:

ler apenas uma vez não chega…

1- O Kico foi passar o Carnaval a casa dos avós na aldeia. Resolveu dar um passeio pela quinta do avô e encontrou: dezanove galinhas, duas dezenas de pereiras, um curral com uma dúzia de ovelhas, uma pocilga com uma porca e oito leitões, vinte e quatro patos e um tractor.

Se o avô vender três leitões, quantos animais continuam na quinta?

Dados Indicação Operação

R:__________________________________________________________________________

2 – O Manuel faz os trabalhos de casa numa hora. Quantos minutos leva o Manuel a fazer os trabalhos de casa?

R:_______________________________________________________________________



3 – Se um ano comum tem 365 dias, quantos dias têm quatro anos comuns?

Dados Indicação Operação

R:_____________________________________________________________

4 – A Anita faz anos no primeiro mês do ano. Em que mês faz anos a Anita?

R:____________________________________________________________

4.1 – Conta três meses a seguir a Janeiro e diz qual é o nome desse mês?

R:____________________________________________________________

4.2 – Completa com a chave em baixo:

Dezembro um semestre um trimestre 12 meses Janeiro



Um conjunto de três meses seguidos _________________

Um conjunto de seis meses seguidos ___________________

Um ano_______________

O último mês do ano _______________


4.3 – Se a Ana levar meia hora de casa à escola, quantos minutos leva a Ana de casa à escola?

R:______________________________________________________________

4.4 – O meu relógio marca dez horas. Se passarem duas horas, que horas são no meu relógio?

R: ______________________________________________________________

4.5 – A Joana chega à escola às nove da manhã e levanta-se duas horas antes. A que horas se levanta a Joana?

R:______________________________________________________________


5 – O Bruno comprou 22 pacotes de cromos sobre futebol. Cada pacote tinha 3 cromos. Quando abriu os pacotes o Bruno descobriu que tinha uma dúzia de cromos repetidos.

Quantos cromos é que o Bruno irá colar na sua caderneta?

Dados Indicação Operação

R:________________________________________________________________________________

6 – Inventa um problema com os números abaixo.

18 2

7- Efectua a operação em que o dividendo é 10 e o divisor é 2. Escreve o nome do resultado desta operação.

8 – Efectua as operações e escreve os nomes das partes da conta:

675 + 76 + 3 =



503 – 19 =




342 x 3 =



9 – Observa o número com atenção: 575

9.1 – Lê o número por classes.

R:___________________________________________________________

9.2 – Lê o número por ordens.

R:___________________________________________________________

Não te esqueças e desenha a casinha dos números como fazes na aula.

10 – ADIVINHAS COM NÚMEROS

10.1 – Qual é o número que multiplicado por dois dá doze. _____________

10.2 - Eu tinha uma dezena e tirei-lhe 3. ____________

10.3 – É um número que tem uma centena e mais um. _____________

10.4 – É um número que fica entre 100 e 110. O seu algarismo das unidades é o 2. Qual é esse número?_____________

10.5 – É um número par e tem uma dezena e duas unidades.________

10.6 – É o quociente da divisão de 12 por 2. ____________

11 – Desenha uma figura geométrica que tem quatro lados todos iguais e quatro vértices.

11.1 – Se tivesse três figuras geométricas iguais a estas, quantos lados tinham essas três figuras? E quantos vértices?

Podes utilizar desenhos para resolver este problema.

12 - Num jogo de basquetebol entre a Escola da Conquinha e Escola padre Francisco Soares, a Escola da Conquinha venceu por 21- 19.

Qual foi a diferença de pontos entra as duas equipas?

Dados Indicação Operação

R:______________________________________________________________

13 - Escreve a tua idade em numeração romana. ___________

14 – Observa o palhaço:


14.1 – Se tivesse dois palhaços iguais a este, quantos quadrados pequenos tinhas?

R:_______________________

14.2 – Se tivesses três palhaços iguais a este, quantos quadrados grandes tinhas?

R:_____________________________

Bom trabalho! E diverte-te no Carnaval!...

E não te esqueças de estudar os dias da semana, o triplo, o dobro… e as tabuadas…