O NOME DAS LETRAS
...letras com nomes lá dentro...
terça-feira, 8 de março de 2011
Lenda do Curupira - Floresta Amazónica - porque o Carnaval, é uma selva...
Rio Extrait 1
Enviado por toutlecine. - Assista outros vídeos de Filmes e Televisão .
National Geographic Geo Kids - parte I
A FLORESTA AMAZÓNICA...
PÕE-TE A PENSAR...
... será que uma Floresta PRECISA de protecção?!...
FICHA TREINO CARNAVAL
A LENDA DO CURUPIRA
Lenda do Curupira
O Curupira é um ser que vive na floresta da Amazónia. O seu nome vem de curumi que significa menino e pira que significa corpo: corpo de menino. É mais conhecido por esse nome na Amazónia.
Geralmente, o Curupira aparece como um menino de cabelos vermelhos, peludo, com os pés virados para trás (no rio Negro); ou com dentes azuis ou verdes e orelhudo (no rio Solimões). Às vezes, aparece montado num caititu que é um porco selvagem. Dizem que procura as margens do rio para pedir fumo aos canoeiros e vira-lhes as canoas quando não lhe dão nada. Costuma ter uma força física extraordinária.
O Curupira dá gritos, assobios e gemidos que imitam um animal ou uma ave e fazem os caçadores perder-se na floresta ao tentar persegui-lo.
Acredita-se que é o responsável pelos estrondos da floresta. Bate nas árvores para ver se são fortes para resistir às tempestades. No Alto Amazonas, no entanto, bate o calcanhar.
Antigamente, pensava-se que o Curupira apenas queria presentes. Para não serem incomodados por ele, os trabalhadores da floresta e os caçadores, seguem um costume índio: oferecem-lhe bebidas e fumo.
Nos nossos dias, o Curupira tem o papel de defensor dos animais e das plantas, protegendo os povos que vivem na floresta: apenas deixa que cacem para comer, mas persegue caçadores, lenhadores e pessoas que destroem as matas, principalmente os que caçam animais fêmeas grávidas e matam os seus filhotes.
Em 1970, o estado de São Paulo declarou oficialmente o Curupira como o guardião das florestas e dos animais que nela vivem.
Lenda do Curupira in Fantastipedia
(adaptado)
Lê com atenção o texto e depois de veres os filmes neste blogue onomedasletras , tenta responder às perguntas. Não te esqueças de dar respostas completas e começar as frases com letra maiúscula.
1 – Copia do texto o nome da floresta onde vive o Curupira.
R:_______________________________________________________________
2- Utilizando palavras do texto descreve o Curupira.
R:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 – Qual a razão apontada no texto, porque o Curupira costuma bater nas árvores da floresta?
R:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 – Quais os presentes oferecidos ao Curupira? Procura no quinto parágrafo do texto.
R:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 – Diz qual é o papel do Curupira nos nossos dias?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 – Lê a frase:
“ O Curupira é o guardião das florestas e dos animais que nela vivem.”
Dá a tua opinião sobre esta frase e fala da importância da existência de um guardião das florestas, hoje em dia. Será assim tão necessário? Ou é dispensável? Se as árvores não podem “fugir”, para quê um guardião?... Se tiveres uma sugestão melhor, diz-nos…
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7- Inventa um outro nome para o Curupira.
R:___________________________________________________________________________
Funcionamento da Língua
1 – Copia o terceiro parágrafo do texto.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
1.2 – Sublinha no parágrafo que copiaste palavras que sejam nomes comuns.
1.3 – Diz de que tipo é a frase que acabaste de copiar.
R:___________________________________________________________________________
1.4- Copia desse mesmo terceiro parágrafo uma palavra que seja um polissílabo.
R:___________________________________________________________________________
2 – Procura no texto e copia:
Nomes Comuns
Nomes próprios
3 - Lê a frase.
O rio Amazonas atravessa a floresta da Amazónia.
3.1 – Escreve de novo a frase no plural.
R:___________________________________________________________________________
3.2 – Na frase sublinha o verbo ou acção.
3.3 – Copia da frase:
Um nome comum que seja um dissílabo - ________________________
Um nome próprio que seja um polissílabo -_______________________
3.4 – Escreve de novo a frase transformando-a numa frase de tipo interrogativo.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.5 – Explica por palavras tuas porque se escreve a palavra atravessa com dois ss e não apenas com um s.
R:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.6 - Escreve mais palavras que conheças e que se escrevam com dois ss.
R:___________________________________________________________________________
Composição
Lê de novo o texto e imagina, escreve e inventa a tua Lenda… pode ser sobre um guardião ou guardiã da floresta, dos rios, dos mares, do ar, das plantas, dos animais, de sentimentos como o amor, a ternura, o medo…enfim o que escolheres. Não te esqueças e dá-lhe um nome apropriado, diz como é o seu aspecto, o que faz e não te esqueças de dizer, porque achas importante que exista esse guardião ou guardiã…. E mais coisas de que te lembres… E diverte-te a ler e a escrever… Ah! E podes tirar algumas ideias do texto!...e DAS IMAGENS E DOS VÍDEOS aqui...
PÕE-TE A PENSAR...
...e vai investigar...
...SERÁ QUE CHOVE TODOS OS DIAS NA FLORESTA DAS CHUVAS?!...(UMA FLORESTA TROPICAL)
QUEM TEM MEDO DE LER...
CLICA EM BAIXO NAS LETRAS E ESPREITA AQUI O BLOGUE NATIONAL GEOGRAPHIC KIDS
http://kidsblogs.nationalgeographic.com/globalbros/2009/06/costa-rica-stefan.html
IMAGINA E ESCREVE..PINTA OU DESENHA UM SLOGAN...UMA FRASE... UMA HISTÓRIA... UM FILME NO TEU MAGALHÃES SOBRE O PROBLEMA DA DEFESA DAS FLORESTAS...DA NATUREZA...DO MUNDO...ENFIM DA NOSSA CASA...(alguns gestos que possamos e devemos fazer na nossa vida diária para tentar não destruir...a nossa casa... o mundo...) E diverte-te a planear o FUTURO e a sonhar de olhos abertos...
PODE SER UMA OBRA DE ARTE COMO ESTAS OU OUTRAS DE QUE TE LEMBRES...
HENRI ROUSSEAU
um artista que pintou a floresta à sua maneira...
E uns quadros de Henri Rousseau que ganharam vida...
AVATAR... UM OUTRO OLHAR...UMA FLORESTA, UM MUNDO... UM MODO (DE)A PENSAR...UM FUTURO NUM PRESENTE JÁ A CHEGAR...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário