O NOME DAS LETRAS



...letras com nomes lá dentro...































sábado, 5 de dezembro de 2009

Projecto "Aprender a ler com histórias - Uma Cartilha com histórias de letras..."










Uma lua num céu de acender estrelas...






Era uma vez uma lua pendurada num céu que acendia estrelas. Era uma lua muito irrequieta e curiosa, mas, muito doce. E não parava quieta! Estava sempre a mudar de lugar naquele céu de acender estrelas! Ora era uma fatiazinha muito prateada e doce no céu estrelado, assim:



Até dava vontade de a comer como se faz às fatias de bolo. Às vezes, resolvia ser um baloiço pendurado naquele céu azul. Era nessas alturas que vinham as estrelas para se baloiçarem nela.





Um dia, quer dizer, uma noite, esta lua resolveu brincar às escondidas com as estrelas.
E conseguiu ser uma bola enorme e escura naquele céu de acender estrelas. E quase desapareceu. Ninguém a conseguia ver.




E foi mesmo nesta parte da história que também apareceu nesse céu de acender estrelas, um estranho risquinho de luz que ficou a pairar naquele céu, muito quietinho. E... mesmo ao lado da lua que nem ele conseguia ver. Era um risquinho assim:




A lua muito curiosa, mal avistou o risquinho de luz, esqueceu o seu jogo de escondidas com as estrelas e apareceu no céu como uma enorme bola a brilhar. Exactamente como aquelas bolas prateadas que se costumam pendurar na árvore de Natal.




E... o risquinho que pairava naquele céu, estendeu a sua mão e pegando na mão da lua disse:




- Eu sou a letra lê de lua. No céu de palavras de onde venho, moro na palavra lua. Sou a letra lê de lua e como queria saber como era a lua do lê, vim à tua procura!
O teu céu de acender estrelas é maravilhoso!... Queres conhecer o meu céu de palavras?... Olha aqui para baixo e vê se descobres qual palavra onde moro. É uma palavra linda e o meu céu de palavras também é magnífico!...Eu não queria viver noutro céu. E vocês digam lá se não é um espanto, com todas estas palavras à espera de serem lidas!... Não as façam esperar!








Experimenta inventar a tua Lua: uma lua de chocolate, de amor, de carinho, de amigos... e diverte-te e desenhá-la e a construí-la e a descrevê-la aos teus pais ou aos teus amigos. AH! E não te esqueças de nos dizer a que sabe a tua lua...E deixa um bocadinho para nós!...



Lua de bolacha


Lua de chocolate


Lua de ternura


A nossa lua num céu de acender estrelas...







E a nossa árvore de Natal com as estrelas do céu de acender estrelas...



CURIOSIDADE:
Neil Armstrong o primeiro homem a pisar a Lua em 1969





A Terra vista da Lua...





Neil Armstrong




Agora é a tua vez...vais pesquisar e depois vens aqui contar o que foste descobrir sobre este nome: Neil Armstrong e o que tem a ver com a Lua que estiveste a ler. E diverte-te a aprender e a ler e a escrever...





LER E DIVERTIR...










Sem comentários:

Enviar um comentário