O NOME DAS LETRAS



...letras com nomes lá dentro...































terça-feira, 13 de setembro de 2011

Programas e outras coisas novas que vamos aprender a aprender...









Se os teus pais quiserem podem dar uma espreitadela AQUI nos novos programas que iremos tentar aprender a aprender.












E aqui também.

















E ainda AQUI - Ciências Experimentais no 1º Ciclo...





Os "programas" e indicações para tu te orientares, iremos colocar aqui em breve e serão falados mais em pormenor nas aulas. Também serão colocados no Moodle do Agrupamento, na nossa disciplina. E ainda irão aparecer por aqui uns trabalhos teus que não tivemos oportunidade de aqui colocar. Estão espectaculares, já sabes!

ATENÇÃO! Não iremos seguir à "risca" estes programas. Vamos adapta-los juntos às nossas vivências e actividades na sala de aula, que também irás propor e decidir.



O importante é acima de tudo conseguires divertir-te a aprender e ensinar e aprender, a encontrar o "prazer" de ler e escrever... Ah! E perguntar! Questionar sempre tudo, e saber que nem tudo está certo ou errado, muitas vezes as coisas apenas são diferentes e isso não tem mal nenhum. Porque não podemos ser diferentes se estamos apenas a tentar enriquecer todos com o nosso ser único. Lembra-te... és único e ser diferente também é aprender a aceitar que podemos ser iguais na diferença...



O PLANOS PARA OS ALUNOS, serão planeados em aula por todos nós e entregues a todos assim que estiverem concluídos. E estarão sempre sujeitos a alterações, de acordo com os projectos e temas, dúvidas e questões que surgirem em sala de aula ou fora dela. Lembra-te ... és tu que constróis o teu saber, o teu ser... isso é crescer... Não é coisa de planos... é um acontecer... um viver...


É para isso que a escola serve, para aprenderes a crescer e a ser. As fichas e as notas, têm de ser, só existem porque tem de ser... mas o que realmente importa é que aprendas a crescer... A escola só serve para isso... para aprenderes a viver e partilhares o teu ser... o resto... as avaliações, os testes e as fichas... nem sei se deviam ser... com elas ou sem elas continuas a crescer e isso não sai em fichas (felizmente)... por isso aproveita a escola para perguntares o que queres saber e aprenderes a responder, mesmo que não exista resposta, pelo menos perguntaste e pensaste e procuraste e viveste...

Que a escola seja esse viver... vamos tentar... vamos ver e tudo fazer para isso acontecer...


Bom ano e diverte-te a aprender!...AH! E nunca tenhas medo de perguntar, nem de não saber responder... há coisas assim... é a vida, é o viver...










quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Convite surpresa... uma história especial para ser lida aos filhos ou aos pais...







Certo dia o diretor do jardim zoológico convocou todos os animais para entregar um diploma ao melhor de todos eles. Preparou cartões que diziam:

"Estimado animalzinho: fica convidado para a entrega de diplomas aos habitantes do jardim zoológico. Com este diploma distinguiremos o melhor de entre todos nós". Com muita atenção e cuidado preparou os convites e utilizou uma letra redonda e regular que despertou a admiração de quantos liam os cartões. Ali estavam o do urso, o da girafa, o do leão, o dos macacos e os dos restantes animais do zoo.

Cada um ao recebe-lo ficava muito contente e orgulhoso: ser eleito o melhor de todos, isso sim, é que era uma grande distinção!
Quando chegou o dia, acudiram todos com as suas famílias e os seus melhores trajes. O salão estava preparado e decorado para a ocasião e até havia uma orquestra para os acolher. Por fim, o dr. Gomes, diretor do jardim zoológico, pediu silêncio. Todos prestaram atenção porque, com certeza, comunicaria uma notícia importante. Subiu ao palco e disse:

- Boas noites!Agradeço a presença de todos vós nesta noite que será inolvidável. Passarei agora à entrega do diploma esperado por todos. Senhora girafa, por favor!
A senhora girafa baixou o grande pescoço para não tocar no tecto e subiu orgulhosa, sabendo que era a melhor do zoo. os animais olharam uns para os outros, sem entender nada. Ninguém aplaudia. O primeiro a protestar foi o leão:

-"Por favor! Que é isto? Eu sou o rei da selva, o mais feroz de todos, de me verem têm medo... E também recebi um convite em que se dizia que eu era o melhor."
Mas, um dos macacos interrompeu-o:

-"Eu sou ágil, simpático, o que sobe, trepa e faz macaquices engraçadas, e também recebi um convite parecido e esperava que o diploma fosse só para mim."

Mas, não puderam continuar a falar, visto que começaram todos aos gritos dizendo cada um que era o melhor, e os seus convites assim o proclamavam. A confusão foi tal que o dr. Gomes teve que elevar o tom de voz ao máximo, gritando ao microfone:

-" Basta! Por favor tenham calma! Tenham cuidado com o que fazem! Viemos para nos divertirmos e não para discutir."

Os animais guardaram silêncio durante um minuto e, em seguida, disseram:

"- É que fomos enganados! Todos recebemos um convite onde se dizia que éramos os melhores."

Então o dr. Gomes compreendeu e passou a explicar:

-"Eu não enganei ninguém. Vão ver que só disse a verdade. Quando disse que o macaco era o melhor não menti. Ele não saberá nadar como o golfinho, mas é o mais engraçado de todos. Quando disse que a girafa era a melhor, não enganava ninguém. Ela não poderá entrar em todos os lados, mas é quem pode cortar as folhas mais altas e tenras das árvores. Quando disse que o cisne era o melhor, não foi em vão. Embora não saiba trepar às árvores, nem tenha fortes dentes, ninguém é tão elegante e sereno dentro do lago. Compreendem-me agora?"

Pouco a pouco foram-se olhando uns aos outros e apareceram os primeiros sorrisos. Num abrir e fechar de olhos compreenderam que tinham um defeito e uma virtude que os caracterizava. Mais felizes do que nunca, dançaram, abraçaram-se e, ao cair da noite, cada um regressou a casa com um diploma em que se podia ler que era o melhor animal do jardim zoológico.



retirado de Revista Educadores de Infância







- Não esqueça! Você é uma estrela!...











Espalhe seu pó de estrela por todo o lado!...











E divirta-se a ser estrela!...




E já agora divirta-se a espreitar algumas regras do Novo Acordo Ortográfico...

CLICA AQUI E DIVERTE-TE!...


Ou CLICA AQUI também...E agora diverte-te a escrever e a ler...























Põe-te a pensar...

... e se quiseres podes escrever qual a estrela que gostavas de ser... e pensa nas qualidades e nas coisas que melhor sabes fazer... e vem aqui dizer ou lá na aula, para ficarmos a saber que tipo de estrela queres ser!... E diverte-te a valer!...







CLICA AQUI e observa uma estrela...



...e umas certas estrelas que brilham à noite...pirilampos...






...estrelas a correr...






... façam um desejo... e não se esqueçam, não é para dizer... e não se vão esquecer...















Cometa Halley



CLICA AQUI... na aula vamos perguntar...

LISTA DE MATERIAL





- Um dossier de lombada larga (tamanho A4
com 2 argolas);
- Dois maços de folhas grossas (A4 pautadas)
- Um caderno pautado e um caderno quadriculado
para trabalhos de casa (caderno diário dos amarelos) sem argolas.
- Lápis nº 2, afia, borracha de apagar caneta e lápis;
- 1 esferográfica azul e 1 esferográfica vermelha;
- Uma tesoura de pontas arredondadas;
- Cola em stick e em tubo;
- Plasticina;
- Lápis de cor, lápis de cera e marcadores; Pincéis (2)
- Uma capa de elásticos A4;
- Um caderno de papel de lustro;
- Um bloco de papel cavalinho A4;
- Uma resma de papel A4;
- Tangram (o do ano passado);
- Uma pasta A5 (para a documentação entre escola/casa/escola);
- Uma foto tipo passe;
- Sapatilhas;
- Uma capa plástica para a mesa (protector de mesa);
- Lenços de papel q.b. - a trazer sempre que estiver constipado...;
- 1 régua pequena (15 ou 20 cm)
- 1 esquadro pequeno
- 1 compasso
- 1 livro para a Biblioteca da sala (pode ser dos lá de casa);
- 1 dicionário dos pequenos ( da Porto Editora…)
- Gramática 3º e 4º anos da Editora Educação Nacional
Nota: Todos os materiais devem trazer o nome do aluno. Os manuais escolares devem ser forrados e identificados na capa; Podem e devem reaproveitar todo o material que ainda tenham do ano anterior.


Ah! E não se esqueçam de trazer um bocadinho de juízo e brincadeira, amor q.b., muita vontade de aprender e...






"…Que vocês, alunos, sejam grandes sonhadores!
E se sonharem, não tenham medo de caminhar!
E se caminharem, não tenham medo de tropeçar!
E se tropeçarem, não tenham medo de chorar!
Levantem-se, pois não há caminhos sem acidentes.
Dêem sempre uma nova oportunidade a vocês próprios.
Pois a liberdade só é real se após falharmos
Tivermos o direito de recomeçar…"

(Filhos brilhantes, alunos fascinantes; Augusto Cury)





Reunião de abertura do ano letivo/ Receção aos encarregados de educação




No próximo dia 13 de Setembro entre as dezoito horas e as vinte e uma horas, irá realizar-se na Escola da Conquinha, na sala do 3ºD, a receção aos encarregados de educação.


No dia 15 de Setembro entre as dez horas e trinta minutos e as doze horas e trinta minutos será a receção aos alunos da turma do 3ºD. Neste dia, o refeitório da escola não estará em funcionamento.