O NOME DAS LETRAS



...letras com nomes lá dentro...































terça-feira, 31 de agosto de 2010

Projecto "Histórias para aprender a ler..." - Uma cartilha com Histórias de Letras...















O "R" que perdeu a Terra










Era uma vez um "R" que vivia na Terra.
Era um "R" terrestre. Não, não era um extraterrestre, nem pensem que vem a chegar uma história de extraterrestres, porque esta é apenas a história de um "R".
Vivia num planeta que rodava e rodava.
Um dia, ficou com a cabeça à roda de tanto rodar. Balançou e caiu da Terra a voar.
Até há pouco, ninguém sabia onde foi parar...

A Terra onde ele vivia não gostou da brincadeira, afinal ela rodava, mas não de qualquer maneira. E a Terra sem um "r" não era Terra, era "Tera". Ela não queria outro nome. Começou a resmungar, a falar, a refilar, não se queria calar. E quanto mais falava, mais ela, a Terra rodava...








Fez cair um ratinho já grandito a roer um queijo que também rodava, quer dizer voava. Fez cair uma Rita que era muito bonita. Fez cair uma rosa de um príncipe que a regava. Fez cair um dente a um Ricardo que andava a aprender a ler. Fez cair...
E foi aqui que a "Terra" se começou a acalmar e rodou mais devagar.






dente-monstro
















O ratinho apanhou o dente no ar e o Ricardo ficou a olhar. Ele não ia deixar o seu dente com um rato. Os ratos já têm dentes que cheguem e até roem muito bem. Mordeu o rato com força mesmo no meio da cauda. O rato largou o dente e nasceu-lhe um dente na cauda. O Ricardo entregou o dente à fada, que por ali andava a apanhar banhos de Sol nas asas.











E o ratinho viu o "R" passar a voar. Rodava à volta da Terra sem parar.
E a Terra ouviu-o a explicar:







- Eu sou uma letra que se lê rrrrrr quando estou no princípio da palavra - RATO e quando estamos dois "R" muito juntinhos - TERRA. E chamo-me RÊ.
Contactei o planeta "R" e mandei chamar outros "RÊS", assim a Terra, pode continuar a chamar-se Terra.








O ratinho deu a cauda ao "R" e saíram dali a voar, até à galáxia dos dentes que estão a abanar e acabam por cair de tanto rodar.
E o ratinho passou a ser o ratinho dos dentes, daquela história que todos ouvem contar...

Se já te caiu algum dente, tiveste de o contactar... Vamos lá lembrar a história que é fácil de contar...E não te esqueças do "RÊ" e de como é que se lê.













O RATINHO DOS DENTES




Quando te cai um dente de leite, tens de o pôr debaixo da almofada, porque o ratinho dos dentes virá procurá-lo e no seu lugar deixará um pequeno presente.










Depois do teu dente cair, o ratinho deve ser prevenido. Todos os adultos sabem o seu número de telefone ou o seu mail. As linhas estão sempre ocupadas, mas deve insistir-se.






Quando te fores deitar, coloca o dente debaixo da almofada, não muito longe da beira para ele o ver. O ratinho aparecerá durante a noite.








O que faz o ratinho com todos os dentes com que fica?
Deixa-os no seu reino, onde servem de tijolos para construir as casas.

















Num local super-secreto, os ratinhos fabricam também os pequenos presentes que encontras debaixo da tua almofada. O ratinho está muito ocupado, porque os pedidos são muito numerosos. Antes de partir, verifica uma vez mais a morada e voa sobre o seu grande pássaro branco para ir ao encontro de um novo dente.









Era uma vez o corpo humano - Os dentes...







LAVAR OS DENTES...







Põe-te a pensar...
Quantos dentes de leite tens?...












Esta é a forma dos teus dentes...







COMO NASCE UM DENTE...












Sentiste-te muito importante quando te caiu o primeiro dente!
Toda a gente te dizia que estavas a crescer. E, claro, eles tinham razão porque o progressivo aparecimento da dentadura é um sinal evidente de crescimento...









Põe-te a pensar...
Observa com muita atenção e tenta recordar o nome de cada dente.







DENTES DIFERENTES DOS TEUS...







O maior de todos os mamíferos não tem dentes. As "barbas" da baleia servem para evitar que pequenos animais marinhos com que se alimenta, lhe escapem da sua bocarra.









"Barbas" de baleia

Algumas baleias têm uns dentes muito originais ou seja a sua boca não tem dentadura, em lugar de dentes podemos ver "barbas" dispostas como lâminas penduradas no céu da boca que actuam como uma rede de captura do alimento e ao abrir-se, enche-se de água e de peixes e crustáceos.









As "presas" que crescem nos dois lados da probóscide (tromba) do elefante, são dois incisivos tremendamente desenvolvidos.








Os dentes crescem?

Certamente já viste um coelho. Coelhos adoram vegetais e são roedores.
Por isso os seus dentes têm características especiais. Os quatro incisivos principais são curvos e têm uma raiz profunda.
Apesar dos dentes superiores roçarem constantemente nos inferiores, o seu tamanho nunca diminui e por isso chegou-se à conclusão de que crescem continuamente. Inclusivamente, se um destes dentes se parte, o dente oposto cresce tanto que chega a dar mal estar ao animal.





A dentadura dos animais evoluiu para se adaptar às sua dietas alimentares. Por exemplo: o coelho e os outros roedores têm incisivos fortes para poderem roer as substâncias duras.








Uma das características dos herbívoros é ter uma dentadura especialmente concebida para cortar (três pares de incisivos) e para triturar (molares muito desenvolvidos e com cristas) os vegetais que constituem a sua alimentação. O cavalo é um óptimo exemplo. Na imagem acima podemos observar um burro...






Põe-te a pensar....


PARA QUE SERVEM OS DENTES?...

Lê com atenção o que escrevemos sobre dentes diferentes dos teus e tenta responder a esta questão. Se quiseres podes pesquisar, na aula iremos falar sobre o que descobriste e ajudar-te a descobrir mais...













E agora apresentamos: Ratos Famosos...













Ratatouille















A Lenda de Despereaux







Experimenta clicar na imagem igual a esta aqui ao lado no blogue e diverte-te a escrever o teu story book (livro de histórias) e a ver e ouvir a lenda deste ratinho diferente... e quem sabe, até podes ler o livro...












Mickey Mouse







Clica na imagem igual a esta aqui ao lado neste blogue e vê com os teus olhos a casa do Mickey, a Disneyland em Paris... E diverte-te, quem sabe se já não foste até lá!...
E conta-nos que "coisa" do Mickey tens lá em casa: um livro, um caderno, uma camisola... Se quiseres podes escrever sobre essa "coisa" e diverte-te e ler e a escrever... e quem sabe a viajar de verdade!...




A namorada do Mickey...













E o "pai" do Mickey, que foi quem o desenhou e inventou: Walt Disney...











E um CARRO famoso...










Quem tem medo de ler?!...







































































E uns ratos mais modernos...










E um rato surfista...








E uns ratos para cortar e construir...





























E uns ratinhos deliciosos...



















Diverte-te a ler estas palavras com "R". Se quiseres inventa um história com elas ou simplesmente uma banda desenhada, um desenho ou escreve-as numa folha e oferece-as a alguém especial para ti. O importante é que te divirtas e aprendas...



Rei






Cristo-rei em Lisboa














rua














raio












varrer













garrafa









E agora algumas plantas curiosas com a letra "R"...



árvore -garrafa ou baobá





A árvore-garrafa faz jus ao seu nome, pois o tronco, em forma de garrafa, armazena água, rara no deserto.
Vivem de dois a seis mil anos.
É também um magnífico hotel para pássaros, lagartas, insectos.
É uma árvore característica do continente africano.
E mais não vamos dizer...
Põe-te a investigar e conta-nos mais coisas sobre esta árvore....













Rosas invulgares...



rosa de jericó




Esta é uma planta do deserto.
As Rosas-de-Jericó completamente secas crescem quando colocadas em água e deixadas a repousar. Quando seca, a rosa enrola-se e torna-se cinzenta e frágil. Mas se a colocares dentro de água, ela recupera a sua cor verde natural e desenrola-se, transformando-se novamente num maravilhoso organismo vivo. E faz isto vezes sem conta! Coloca a rosa num prato ou numa tigela com água durante 3 dias ou mais, até que se torne verde e se abra. A água deve ser mudada com frequência. Permite à planta secar completamente, após uma semana verde e viva.


Põe-te a investigar porque faz isto a rosa de jericó...












rosa do deserto









É uma formação mineral, um agregado cristalino, que surge de um processo específico que envolve a evaporação da água das chuvas e a acção da erosão do vento.

São formadas por areia e água sob a intervenção do sol.
A pequena quantidade de chuva que cai no deserto é rapidamente absorvida pela areia, rica em gesso e arrastada para as profundezas do solo.


Uma maravilha da natureza!...



Agora é altura de partires para descobrir mais maravilhas com a letra "R"... diverte-te... Nós voltamos com outra história de "rê"...mas sem rrrrrrrrr...